Subcribe And Share :

Twitter icon facebook icon Digg icon Technorati icon facebook icon Delicious icon More share social bookmark service

quinta-feira, 28 de julho de 2011

Presidente do STF defende reajuste dos magistrados

Ah, para isso eles são ases.

O presidente do STF, ministro Cezar Peluso, voltou a defender reajuste dos magistrados, mas disse que não é papel do Judiciário pressionar outro poder para aprovar uma proposta de seu interesse. Ao falar sobre o reajuste salarial de 14,7% dos ministros do Supremo, Peluso disse que o Judiciário não deve se meter no Legislativo, e vice-versa. O aumento depende de aprovação dos parlamentares.
"A proposta é de resíduos inflacionários. Nós não insistimos nada, nós não vamos ficar lá no Congresso insistindo: ´faça isso ou faça aquilo´, assim como a gente também não quer que ninguém, nem o Congresso nem ninguém, fique dizendo para nós: ´faça isso, faça assado´. Cada um cumpre sua função. O que o Supremo vai fazer é aguardar a decisão do Congresso Nacional" - disse.
Peluso também voltou a defender que juízes só tenham férias de um mês - atualmente, há dois períodos de descanso, de 30 dias cada: um no meio e outro no fim do ano.
"Eu, pessoalmente, até acho que os juízes trabalham muito e tal, mas hoje eu sei que não seria socialmente aceitável que os juízes, diferentemente da maioria dos cidadãos, tivessem 60 dias de férias" - afirmou o presidente do Supremo.
Peluso sugere, no entanto, que, além das férias de um mês, haja no período de Natal e réveillon um recesso, de cerca de 20 dias. Isso porque o sistema atual, no qual não há férias coletivas nas Varas Federais e cada juiz tira o mês que quiser para descansar, faz com que os advogados trabalhem ininterruptamente.
Mas para que essa realidade seja alterada, um senador precisará ressuscitar o tema, já que a Proposta de Emenda à Constituição (PEC) que tratava desse assunto na Comissão de Constituição e Justiça do Senado foi arquivada.
Quando a PEC tramitava no Senado, no ano passado, Peluso foi convidado a dar sua contribuição.
"Eu sugeri 30 dias de férias individuais para o juiz, e cada tribunal define a distribuição das férias dos juízes, mais um período de recesso que poderia ser de 20 dias, por exemplo do dia 20 de dezembro a 10 de janeiro. Um período entre o fim e o começo do ano, quando as coisas param na prática. Nesse período tem Natal, ano-novo, Dia de Reis, para mesmo tudo, é recesso. Nisso, os advogados podem parar, e os juízes vão aproveitar de alguma forma, porque também vão ter que parar"  - argumentou o presidente do STF.
As informações são do jornal O Globo, em sua edição de hoje, em matéria assinada pela jornalista Catarina Alencastro.

demo template blog and download free blogger template feature like magazine style, ads ready and seo friendly template blog
DheTemplate is galleries new free blogger template with a good design and layout include feature ready added for your blog. DheTemplate.com - NEW FREE BLOGGER TEMPLATE EVERYDAY !!

0 comentários:

Postar um comentário

Xeretando, heim?
Ótimo. Seja sempre bem vindo e volte sempre, inclusive para ler o que respondi, aqui mesmo.