Subcribe And Share :

Twitter icon facebook icon Digg icon Technorati icon facebook icon Delicious icon More share social bookmark service

quinta-feira, 7 de julho de 2011

Tratamento gratuito para hepatite

O portador de hepatite tem direito a tratamento e medicação custeados pelo poder público, independentemente de sua situação financeira. A decisão é da 21ª Câmara Cível do TJRS.

O autor, enfermo, ajuizou ação na comarca de Lajeado contra o Estado do Rio Grande do Sul, narrando ser portador de vírus da hepatite tipo C, necessitando de uso contínuo dos medicamentos Alfapeginterferina 2A 180mcg e Ribavirina 250mg.

Ele afirmou ter recebido os fármacos do Estado apenas algumas vezes, o que lhe fez desembolsar mais de R$ 24 mil. Requereu, por isso, reembolso do valor gasto, por entender que o fornecimento gratuito é obrigatório.

O Estado sustentou ausência de prova de hipossuficiência econômica do paciente, que teria condições de pagar os medicamentos.

No primeiro grau, o pedido foi julgado improcedente e o autor recorreu ao TJRS.

Na avaliação do relator da apelação, desembargador Marco Aurélio Heinz, o Estado, por meio da Lei das Hepatites (nº 11.255/2005), se dispõe a prestar atenção integral e universal aos pacientes, independente da condição financeira.

A lei, ressaltou o magistrado, considera a gravidade da moléstia, sua virulência, morbidez e alto risco de contágio, de modo que basta ser portador de hepatite clinicamente diagnosticada para que o paciente tenha assegurado - gratuitamente - o tratamento e os fármacos, segundo os princípios da universalidade e da integralidade.

Os demais desembargadores que participaram do julgamento, Arminio José Abreu Lima da Rosa e Genaro José Baroni Borges, também votaram no sentido de que o Estado reembolse o paciente.

Proc. nº 70042505800 - TJRS

demo template blog and download free blogger template feature like magazine style, ads ready and seo friendly template blog
DheTemplate is galleries new free blogger template with a good design and layout include feature ready added for your blog. DheTemplate.com - NEW FREE BLOGGER TEMPLATE EVERYDAY !!

0 comentários:

Postar um comentário

Xeretando, heim?
Ótimo. Seja sempre bem vindo e volte sempre, inclusive para ler o que respondi, aqui mesmo.