Subcribe And Share :

Twitter icon facebook icon Digg icon Technorati icon facebook icon Delicious icon More share social bookmark service

quarta-feira, 26 de outubro de 2011

Quem comprou com IPI maior vai receber o dinheiro de volta

As importadoras de veículos conseguiram no Supremo Tribunal Federal a suspensão, hoje (20), do artigo 16 do Decreto 7.567, que elevou a alíquota de IPI em mais 30 pontos percentuais para carros importados (leia a nota na íntegra). O que foi suspenso foi apenas a data de aplicação do decreto, já que não tinham sido respeitados os princípios de anterioridade. A alíquota extra, portanto, só poderá ser aplicada no dia 16 de dezembro, 90 dias após a publicação do decreto.
Como a decisão foi tomada por unanimidade, o governo não poderá recorrer. Isso quer dizer que está garantida a manutenção do preço de todos os carros a serem importados (nacionalizados) até aquela data.
Segundo a Abeiva, poucos carros foram vendidos com a aplicação do IPI adicional. A entidade vai fazer esse levantamento esta noite. Mas quem pagou o carro mais caro por causa do aumento do IPI poderá reaver o dinheiro de volta, bastando para isso levar a nota fiscal na concessionária onde o carro foi comprado. A concessionária vai acionar a importadora, que vai requerer a devolução do imposto junto ao governo.
Obviamente o valor devolvido será a diferença entre o valor de tabela atual e o valor de tabela anterior ao decreto, e não o resultado da aplicação dos 30 pontos percentuais. Isso porque, nenhuma importadora aplicou o IPI integral. A Kia, por exemplo, deu um aumento médio de 8,4%, a Audi aumentou toda a linha em 10%.
Os importadores estão animados com o fôlego que conseguiram e deverão planejar importações em grande volume para fazer estoque com carros sem o IPI extra.
A decisão deve mudar o comportamento do mercado já este mês. Desde o início de outubro o mercado está em queda. As vendas caíram 9,3% na primeira quinzena em relação à primeira quinzena de setembro.
A média diária este mês é a pior desde fevereiro: 12.949 unidades/dia. Das vinte marcas mais vendidas, apenas duas - Hyundai e Renault - tiveram aumento de vendas na quinzena. Todas as outras caíram. Essa situação poderá se reverter e aumentar as vendas do setor nos dois últimos meses do ano.

demo template blog and download free blogger template feature like magazine style, ads ready and seo friendly template blog
DheTemplate is galleries new free blogger template with a good design and layout include feature ready added for your blog. DheTemplate.com - NEW FREE BLOGGER TEMPLATE EVERYDAY !!

0 comentários:

Postar um comentário

Xeretando, heim?
Ótimo. Seja sempre bem vindo e volte sempre, inclusive para ler o que respondi, aqui mesmo.