Subcribe And Share :

Twitter icon facebook icon Digg icon Technorati icon facebook icon Delicious icon More share social bookmark service

segunda-feira, 21 de novembro de 2011

Sites de compras coletivas: autuação pelo Procon

O Procon-SP informou nesta segunda-feira que autuou três sites de compras coletivas por descumprirem o Código de Defesa do Consumidor no início deste mês.

O Groupon, ClickOn e Peixe Urbano são acusados de não garantirem a qualidade dos serviços oferecidos, se negarem a devolver valores nos casos de não prestação do serviço, informarem percentual de desconto incorreto, entre outros problemas.

Além deles, onze estabelecimentos que vendem produtos e serviços por meio dos sites foram autuados.

"A equipe de fiscalização constatou nos estabelecimentos físicos, dentre outras condutas irregulares, ausência ou inadequação na informação de preço, o que impossibilita ao consumidor comparar o preço ofertado no site e o preço praticado no estabelecimento; alteração dos preços anunciados no período da promoção divulgada nos sites; e negativa de devolução de valores nos casos de não prestação do serviço", diz em nota.

Segundo a fundação, as empresas responderão a processos administrativos, sendo assegurada a ampla defesa. Caso condenadas, as multas podem variar de R$ 400 a R$ 6 milhões.

De acordo com o Procon, as irregularidades foram verificadas por meio de análise das informações anunciadas nos sites de compras coletivas e também nos estabelecimentos que oferecem os produtos e serviços.

O órgão de defesa do consumidor registrou 767 atendimentos relacionados aos sites de compras coletivas entre janeiro e setembro deste ano.

 

O que disseram os sites:

O Groupon informou que "encaminhará a resposta através de seu departamento jurídico dentro do prazo legal estipulado, assim como os argumentos de defesa os quais serão apresentados quando necessários e reforça a solidez e compromisso em oferecer produtos e serviços de qualidade para todos os consumidores."

Já o Peixe Urbano declarou que o caso está sob análise do departamento jurídico. "Nós continuaremos investindo para melhorar cada vez mais a experiência dos nossos usuários, visando estar não apenas em cumprimento com a legislação, mas fazer ainda mais do que o esperado colocando sempre os interesses e a satisfação dos nossos usuários e parceiros em primeiro lugar".

O ClickOn disse que cumpre com todas as normas de defesa do consumidor, "mas o desafio, nesta etapa de consolidação do segmento, é garantir que nossos parceiros também as cumpram".

De acordo com a empresa, foi desenvolvido um "sistema de análise bastante rigoroso para aprovação das ofertas que são publicadas". Entre as etapas, cita a assistência aos consumidores na hipótese de descumprimento da oferta pelo parceiro.

demo template blog and download free blogger template feature like magazine style, ads ready and seo friendly template blog
DheTemplate is galleries new free blogger template with a good design and layout include feature ready added for your blog. DheTemplate.com - NEW FREE BLOGGER TEMPLATE EVERYDAY !!

0 comentários:

Postar um comentário

Xeretando, heim?
Ótimo. Seja sempre bem vindo e volte sempre, inclusive para ler o que respondi, aqui mesmo.