Subcribe And Share :

Twitter icon facebook icon Digg icon Technorati icon facebook icon Delicious icon More share social bookmark service

domingo, 25 de dezembro de 2011

TJ limita a 20% multa aplicada a consumidor que desiste de pacote turístico

O Tribunal de Justiça de São Paulo acolheu parecer do Ministério Público em recurso da ação judicial movida pela Associação Nacional de Defesa da Cidadania e do Consumidor (ANADEC) contra a Fênix Operadora Turística Ltda. e declarou nula a cláusula contratual que autoriza a empresa a cobrar multa superior a 20% do valor do pacote turístico adquirido no caso de o consumidor pretender o cancelamento da viagem.

A ANADEC ajuizou a ação porque a Fênix Operadora Turística colocou nos contratos para aquisição de pacote turístico cláusula pela qual o comprador que desistisse da viagem perderia de 20% até 100% do valor do reembolso. A penalidade imposta ao consumidor aumenta de acordo com a proximidade da data de embarque e chega a 100% no caso de fretamentos.

Na ação, a ANADEC sustentou que a cláusula impositiva da multa é nula porque coloca o consumidor em desvantagem exagerada, o que é vedado pelo Código Brasileiro do Consumidor. Alegou, ainda, que, pelo contrato, somente o consumidor arca com os riscos de rescisão contratual que pode decorrer de fatos estranhos à sua vontade, como doença ou desemprego.

Em primeira instância a ação foi julgada improcedente, mas a ANADEC recorreu e a 34ª Câmara de Direito Privado do Tribunal de Justiça modificou a sentença, determinando que a operadora de turismo faça a adequação dos contratos futuros aos termos da Deliberação Normativa nº 161/85 da EMBRATUR, que limita a multa aplicada ao consumidor desistente em 20%.

No julgamento, o TJ acolheu o parecer do Ministério Público, que se manifestou no recurso na tutela dos interesses e direitos objetos da ação civil pública. No parecer, o procurador de Justiça Edgard Moreira da Silva argumentou que “além de manifestamente abusiva e contrária à boa-fé objetiva, a estipulação contratual caracteriza verdadeira situação de enriquecimento sem causa à empresa de turismo apelada, às custas do consumidor contratante”.

De acordo com o parecer, “caso a agência ou operadora de viagem afirme que a desistência do pacote ou passeio turístico, por parte do consumidor, causou danos pecuniários à empresa além dos valores cobertos pela multa compensatória, ela poderá buscar a respectiva reparação pelas vias próprias. O que não se pode admitir é a estipulação abstrata e genérica de multa compensatória, permitindo a perda total ou substancial dos valores pagos pelo consumidor”.

No acórdão, proferido no dia 24 de outubro, o desembargador relator Gomes Varjão observa que, conforme o contrato, as multas cobradas pela empresa são devidas independentemente dos motivos alegados pelo consumidor. “Significa dizer que, mesmo em casos de força maior ou caso fortuito, o consumidor arcaria com eventuais prejuízos, o que não se justifica porque o inadimplemento, em hipóteses tais, não é culposo”.

O voto do relator foi acompanhado pelos desembargadores Nestor Duarte e Rosa Maria de Andrade Nery.

demo template blog and download free blogger template feature like magazine style, ads ready and seo friendly template blog
DheTemplate is galleries new free blogger template with a good design and layout include feature ready added for your blog. DheTemplate.com - NEW FREE BLOGGER TEMPLATE EVERYDAY !!

0 comentários:

Postar um comentário

Xeretando, heim?
Ótimo. Seja sempre bem vindo e volte sempre, inclusive para ler o que respondi, aqui mesmo.