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quarta-feira, 27 de agosto de 2008

Fature na Rede

Será possível  usar sites de relacionamento como o LinkedIn,  Via6  e o KickStart para conhecer fornecedores e conquistar novos clientes? Experimente um destes e não se limite ao Orkut. Hoje há mais opções, inclusive gratuitas.

KickStart
http://kickstart.yahoo.com
CARACTERÍSTICAS: a nova rede do Yahoo! é uma opção para as empresas que procuram estudantes e recém-formados para integrar suas equipes. Eles entram no site e cada um monta o seu perfil, formando um grande banco de currículo. O mecanismo utilizado por esta rede é o de indicações, já que interliga estudantes por instituições de ensino e preferências de empresas. Assim, se um estudante faz o seu perfil e diz ser aluno de uma determinada faculdade, um professor da instituição valida a informação. Como é uma rede nova, conta com poucos brasileiros inscritos.
PREÇO: gratuito.

Emprelink
www.emprelink.com.br
CARACTERÍSTICAS: ao se cadastrar, cada empresa cria a sua página e pode colocar vários funcionários para fazer o papel de interlocutor com parceiros, fornecedores e seus contatos em uma rede de, atualmente, cerca de 450 empresas. As empresas podem receber notas que atestem sua competência no mercado pelos integrantes da sua rede. Além disso, pode criar ou participar de comunidades on-line para troca de experiência e solução de dúvidas. Há ainda a possibilidade de se cadastrar para vender produtos, mas não há transação pela rede.
PREÇO: há três categorias: o básico (gratuito), o premium (R$ 148 ao ano) e o gold (R$ 268 ao ano). Quem paga mais aparece no topo da lista quando um interessado faz uma pesquisa.

LinkedIn
www.linkedin.com
CARACTERÍSTICAS: é uma das redes profissionais mais famosas existentes na internet. Em inglês, cria uma conexão entre profissionais de diversos ramos de atividade. Em geral, é usado como um canal para promover trabalhos autônomos ou contratar profissionais com experiência no mercado. Ao criar a página, o usuário coloca uma espécie de currículo com fotos, links para alguns de seus trabalhos e também uma lista de competências. No caso do empresário, dá para explicar o que a empresa faz, quais são seus produtos, qual é o perfil do funcionário, entre outras características. Há um mecanismo de inclusão de vagas de trabalho. No entanto, paga-se cerca de R$ 400 por anúncio publicado na rede.
PREÇO: gratuito.

Via 6
www.via6.com.br
CARACTERÍSTICAS: comparado a uma versão nacional do LinkedIn, o site conta com mais de 260.000 usuários e cerca de 42.000 empresas, que se espalham por mais de 6.000 comunidades. O portal agrupa os usuários com interesses compatíveis para estimular o relacionamento entre eles. Se o seu negócio é vender flores, pode entrar para uma comunidade de eventos, por exemplo. Mas você não fecha negócios via internet. Cada empresa possui um perfil com informações e responsáveis pelos grupos, que podem ser contatados diretamente a partir de seus perfis.
PREÇO: gratuito.

Xing
www.xing.com
CARACTERÍSTICAS: concorrente direto do LinkedIn, o site oferece dois modelos de cadastro, um básico e outro pago via mensalidade (que dá direito a áreas específicas do site e a recursos como busca de profissionais por qualificação, por exemplo). Além das comunidades, que integram profissionais de diversos setores e empresários, o site possui uma área de transações comerciais. Mediante o pagamento de uma tarifa, permite anunciar vagas de emprego e encontrar profissionais de diferentes especificações.
PREÇO: categoria básico (gratuito) e pacote a partir de R$ 150 por ano.

Facebook
www.facebook.com
CARACTERÍSTICAS: é uma das redes sociais que mais crescem. Segundo informações da ComScore, o Facebook tem em média 125 milhões de acessos no mês, contra 115 milhões do MySpace (a rede concorrente). No Brasil, a participação do Facebook ainda é pequena, com cerca de 130.000 usuários contra 27 milhões do Orkut, do Google. Você se cadastra como pessoa física, mas o site tem uma área dedicada a negócios. Ali dá para fazer enquetes junto à comunidade ou para mandar mensagens específicas, divididas por sexo, idade, etc. O Facebook permite receber retorno direto de seus clientes quanto a serviços ou produtos. O site gera estatísticas completas de audiência na página da empresa.
PREÇO: gratuito.

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Xeretando, heim?
Ótimo. Seja sempre bem vindo e volte sempre, inclusive para ler o que respondi, aqui mesmo.