Subcribe And Share :

Twitter icon facebook icon Digg icon Technorati icon facebook icon Delicious icon More share social bookmark service

sábado, 11 de abril de 2009

Pacto para garantir acesso à Justiça

Após cinco anos, os poderes Executivo, Legislativo e Judiciário se unem novamente para assinar um pacote de medidas prioritárias para a sociedade brasileira. É o II Pacto Republicano de Estado por um Sistema de Justiça mais acessível, ágil e efetivo, que será assinado nesta segunda-feira (13), às 11h30, no Palácio do Buriti, em Brasília.

Participarão da cerimônia os presidentes da República, Luiz Inácio Lula da Silva, do Senado, José Sarney, da Câmara, Michel Temer, e do Supremo Tribunal Federal (STF), Gilmar Mendes.

Para o Ministério da Justiça (MJ), a assinatura do II Pacto Republicano representa um novo "esforço" dos poderes na priorização dos temas de interesse público. A articulação e sistematização das propostas serão feitas pela Secretaria de Reforma do Judiciário do MJ.

São três os pilares que sustentam o novo Pacto: proteção dos direitos humanos e fundamentais, agilidade e efetividade da prestação jurisdicional e acesso universal à Justiça. Entre as prioridades está o fortalecimento da Defensoria Pública e dos mecanismos destinados a garantir assistência jurídica integral à população de baixa renda.

A revisão da legislação sobre crime organizado, lavagem de dinheiro e o uso de algemas são alguns dos destaques do II Pacto, com o objetivo de tornar mais eficientes a investigação criminal e o processo penal. Também serão intensificadas as reformas que garantam maior agilidade e redução dos recursos judiciais, além de uma nova sistemática para medidas cautelares e prisão provisória.

Outro tema prioritário é a criação de uma nova Lei da Ação Civil Pública, que institua um Sistema Único Coletivo que discipline ações para a tutela de interesses ou direitos difusos, coletivos e individuais. A intenção é racionalizar o processo e o julgamento dos conflitos de massa, como a discussão em torno da tarifa básica de telefonia fixa. A cobrança da dívida ativa, por exemplo, ganhará novos métodos de cobrança fiscal, com objetivo de reduzir o ingresso de ações em juízo.

Os esforços dos três poderes incluem desde a preocupação com a atualização do Código de Defesa do Consumidor, que confere eficácia executiva aos acordos e decisões dos Procons, até novas formas para o pagamento dos precatórios pela União, Estados, DF e Municípios.


Ministério da Justiça.

demo template blog and download free blogger template feature like magazine style, ads ready and seo friendly template blog
DheTemplate is galleries new free blogger template with a good design and layout include feature ready added for your blog. DheTemplate.com - NEW FREE BLOGGER TEMPLATE EVERYDAY !!

2 comentários:

εїз ViViAn ★ Sbrussi /(",)\ disse...

♥      ♥    ♥      ♥
     ♥     (')=(')   ♥    ♥
  ♥    ♥   (=';'=) ♥   ♥
♥=============(,,)♥(,,)==============♥
 卫άѕcσα
 É тємρσ đє rєŋσναçãσ
 É тємρσ đє αfίŋαr αѕ cσrđαѕ đσ cσrαçãσ
 đє rєρєŋѕαr ŋσѕѕαѕ αтίтυđєѕ
 đє тrαŋѕƒσrмαr α αмαrgυrα єм fєlίcίđαđє
 É тємρσ đє ŋσѕ υŋίrмσѕ
 є cєlєвrαrмσѕ α fέ ŋσ αмσr
 卫άѕcσα
 Rίтυαl đє ραѕѕαgєм ραrα α νίđα,
 É тємρσ đσ rєŋαѕcίмєŋтσ đσ Ðєυѕ
 qυє ђαвίтα cαđα υм đє ŋóѕ!
          (Cαrσl Scђŋєίđєr)
    亇єŋђα υмα óтίмα 卫άѕcσα
        乃єίנίŋђσѕ
=================================

εїз ViViAn ★ Sbrussi /(",)\

Anônimo disse...

Спасибо понравилось !

Postar um comentário

Xeretando, heim?
Ótimo. Seja sempre bem vindo e volte sempre, inclusive para ler o que respondi, aqui mesmo.