Subcribe And Share :

Twitter icon facebook icon Digg icon Technorati icon facebook icon Delicious icon More share social bookmark service

quarta-feira, 6 de janeiro de 2010

Campanha para evitar comércio de celulares roubados

978_Treo650

O Ministério da Justiça quer conscientizar os usuários de telefones celulares sobre a necessidade de bloqueio dos aparelhos quando há furto, roubo ou mesmo extravio do mesmo. Para conscientizar os consumidores da importância de bloquear o aparelho e não apenas o chip, o Ministério vai fazer campanhas publicitárias em rádio, jornal e TV. Além disso, vai propor à Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) a uniformização dos procedimentos para bloqueio dos aparelhos.

Segundo a secretária de direito econômico, Mariana Tavares de Araújo, o consumidor pode fazer isso por meio de um boletim de ocorrência e do número IMEI do aparelho, uma espécie de registro do chassi do celular. “A maioria dos consumidores não sabe que existe esse procedimento e apenas bloqueia o chip”, disse. O IMEI é informado por todas as operadoras em um adesivo colado no corpo do celular atrás da bateria do aparelho.

Hoje, segundo a secretária, cada operadora tem suas regras para bloqueio do aparelho. Algumas, por exemplo, exigem a emissão de um boletim de ocorrência junto às autoridades policiais, outras não.

A diretora do departamento de pesquisa e educação da Secretaria Nacional de Segurança Pública, Juliana Barroso, disse que por meio do bloqueio o consumidor evita ainda que o ladrão ou outra pessoa utilize o aparelho mesmo com outro chip e impacta no enfraquecimento do mercado ilegal de venda de aparelhos.

Há uma estimativa de que cerca de um milhão de celulares já foram roubados no país, o que representa cerca de 30% dos registros de roubos de produtos eletrônicos. Segundo Juliana,  “essa estatística é muito superficial. Nós achamos que esse número é muito superior”.

A Anatel não tem prazo para analisar a proposta do Ministério e a proposta que está sendo enviada à agência não sugere regras específicas às operadoras. “Quando o consumidor bloqueia o aparelho, ele transforma o celular num relógio, impedindo o uso e ciclo do crime”, argumentou Mariana.

 

By: G1.

demo template blog and download free blogger template feature like magazine style, ads ready and seo friendly template blog
DheTemplate is galleries new free blogger template with a good design and layout include feature ready added for your blog. DheTemplate.com - NEW FREE BLOGGER TEMPLATE EVERYDAY !!

0 comentários:

Postar um comentário

Xeretando, heim?
Ótimo. Seja sempre bem vindo e volte sempre, inclusive para ler o que respondi, aqui mesmo.