Subcribe And Share :

Twitter icon facebook icon Digg icon Technorati icon facebook icon Delicious icon More share social bookmark service

domingo, 17 de janeiro de 2010

Importados para uso pessoal não sofrem incidência de ICMS e IPI

Esse tem sido o posicionamento do Tribunais Superiores de Justiça.

Produtos importados comprados para uso próprio não sofrem incidência de ICMS (Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços) ou IPI (Imposto sobre Produtos Industrializados).

Esse tem sido o posicionamento do Tribunais Superiores de Justiça que, segundo o site Consultor Jurídico, decidiram que não se deve aplicar tais tributos sobre produtos adquiridos de outros países, como pela internet, por exemplo, porque o consumidor final não é contribuinte de tais tributos.

Consumidor final

O consumidor deve estar atento à incidência de tributos pois, uma vez que a Justiça brasileira exonerou de tributação as exportações, a carga tributária vem caindo de forma mais pesada nas importações, informa o site.

Em uma das decisões, o ministro Maurício Corrêa decidiu a respeito de um processo que envolvia um automóvel adquirido no exterior. A conclusão foi de que o proprietário não deveria pagar o ICMS sobre o veículo importado para seu uso, pois “não se aplica às operações de importação de bens realizadas por pessoa física para uso próprio".

Qualquer cobrança referente a ICMS ou IPI sobre importações de uso próprio estarão violando o ordenamento jurídico brasileiro.

By: InfoMoney

demo template blog and download free blogger template feature like magazine style, ads ready and seo friendly template blog
DheTemplate is galleries new free blogger template with a good design and layout include feature ready added for your blog. DheTemplate.com - NEW FREE BLOGGER TEMPLATE EVERYDAY !!

0 comentários:

Postar um comentário

Xeretando, heim?
Ótimo. Seja sempre bem vindo e volte sempre, inclusive para ler o que respondi, aqui mesmo.