Subcribe And Share :

Twitter icon facebook icon Digg icon Technorati icon facebook icon Delicious icon More share social bookmark service

domingo, 31 de janeiro de 2010

Lei MARIA DA PENHA

Na semana em que mais um episódio de violência doméstica termina de maneira trágica em Minas Gerais, com a morte da cabeleireira Maria Islaine de Morais, assassinada pelo marido, o borracheiro Fábio Willian, Porto Velho, capital de Rondônia, registra dados que revelam crescimento no número de casos de violência doméstica em Porto Velho. Em janeiro de 2009 haviam 1.331 processos tramitando na Vara de Atendimento à Mulher Vítima de Violência Doméstica e Familiar e de Crimes contra Crianças e Adolescentes de Porto Velho. Em janeiro deste ano, até o dia 25, número subiu para 2.007 processos.
A violência entre casais e pessoas alcoolizadas lideram as estatísticas dos crimes previstos pela Lei Maria da Penha, com 80% dos casos na capital. Para garantir a proteção prevista na Lei, a Vara está trabalhando em fase experimental o "Projeto Abraço", que será lançado no próximo mês de fevereiro. O projeto revela-se uma alternativa de melhorar as condições de aplicação da Lei. O projeto prevê rodas de conversas com agressores, terapia comunitária, grupo de convivência, mediação e trabalhos com os familiares.
Ambientes humanizados e equipe composta por assistentes sociais, psicólogos e estagiários produzem resultados positivos nos trabalhos realizados pela Vara especializada no enfrentamento a violência doméstica. Os condenados por crimes previstos na Lei Maria da Penha recebem duas penalidades, entre elas a participação no grupo de convivência por dez semanas. O não comparecimento podem acarretar em prisão, por desobediência. "Os agressores chegam aqui para cumprir pena. No início são resistentes, mas no decorrer dos encontros vão se transformando. O saldo é satisfatório", explica a assistente social, Maria Inês Soares de Oliveira.
Na avaliação da psicóloga Mariângela Aloise Onofre, os homens não conseguem lidar com as emoções. "Muitas vezes a mulher quer discutir a relação, o homem não sabe como agir naquele momento e acaba por agredir a parceira. Existem ainda casos graves de violência doméstica cometida por pai, irmãos e até namorados", revelou a psicóloga.

Trocando experiências...

demo template blog and download free blogger template feature like magazine style, ads ready and seo friendly template blog
DheTemplate is galleries new free blogger template with a good design and layout include feature ready added for your blog. DheTemplate.com - NEW FREE BLOGGER TEMPLATE EVERYDAY !!

0 comentários:

Postar um comentário

Xeretando, heim?
Ótimo. Seja sempre bem vindo e volte sempre, inclusive para ler o que respondi, aqui mesmo.