Subcribe And Share :

Twitter icon facebook icon Digg icon Technorati icon facebook icon Delicious icon More share social bookmark service

terça-feira, 19 de janeiro de 2010

Multa milionária do Procon-SP

Segundo o Procon de São Paulo, as operadoras Net e Telefônica estão entre as nove empresas do Estado que mais infringiram a Lei 13.226/08 e o Decreto Estadual 53.921/08, que proíbem empresas de telefonarem oferecendo produtos e serviços para os consumidores que preencherem seus dados no cadastro de bloqueio de ligações de telemarketing, disponível no site www.procon.sp.gov.br e nos postos do Poupa Tempo.

Desde a entrada em vigor da legislação, em 1º de abril de 2009, até 15 de janeiro de 2010, cerca de 330 mil consumidores cadastraram-se com o intuito de não receber mais ofertas de produtos ou serviços por intermédio das centrais de telemarketing. Porém, durante o período, 2.069 pessoas alegaram que diversas empresas não respeitaram seus pedidos de exclusão. As outras sete empresas, além da Telefônica e da Net, que responderão processos administrativos são do setor bancário, hoteleiro, editorial e funerário e poderão ser multadas em até R$ 3,192 milhões conforme o Artigo 57 da Lei 8.078/90, do Código de Defesa do Consumidor. Essa multa é estipulada com base em três critérios, que são a receita bruta mensal da companhia, a gravidade da infração e a vantagem auferida pelo ato. "Como as operadoras são companhias de grande porte, pagam o teto, ou seja os R$ 3 milhões", revela Renan Bueno Ferraciolli, assistente de Direção do Procon-SP. Segundo ele, há outras empresas reclamadas, mas somente essas nove companhias concentraram 30% do total de reclamações no período de vigência da lei, por isso estão sendo autuadas. "A aplicação da sanção tem efeito punitivo e educativo", diz. Ele exemplifica. "A Claro, no ano passado, recebeu várias sanções e multas por descumprir a nova Lei do SAC e agora está investindo para incrementar o seu serviço de atendimento", acrescenta.


Posicionamento
Procurada, a Net informou, por meio de nota oficial, que investiu em sistemas e processos para atender as determinações da Lei 13.226/08. Segundo a nota, "as ligações realizadas pelo telemarketing da empresa passam por um filtro e os nomes de clientes que solicitaram inclusão no cadastro de bloqueios são excluídos automaticamente". A Net reforça que respeita a legislação vigente e vai apurar e esclarecer os casos registrados pelo Procon.
A posição da Telefônica também foi solicitada, porém a tele não se manifestou até o fechamento deste noticiário.

demo template blog and download free blogger template feature like magazine style, ads ready and seo friendly template blog
DheTemplate is galleries new free blogger template with a good design and layout include feature ready added for your blog. DheTemplate.com - NEW FREE BLOGGER TEMPLATE EVERYDAY !!

0 comentários:

Postar um comentário

Xeretando, heim?
Ótimo. Seja sempre bem vindo e volte sempre, inclusive para ler o que respondi, aqui mesmo.