Subcribe And Share :

Twitter icon facebook icon Digg icon Technorati icon facebook icon Delicious icon More share social bookmark service

sexta-feira, 26 de fevereiro de 2010

Dicas para declarar o IR 2010

 

A entrega da declaração do Imposto de Renda Pessoa Física começa nesta segunda-feira, dia 1º de março. O consultor da IOB Antônio Teixeira Bacalhau deu dicas em chat  para quem quer se organizar e acertar rapidamente as contas com o Leão, aumentando as chances de receber a restituição no primeiro lote.

 

 

"O contribuinte já deve providenciar toda a documentação, pois na sexta-feira (26) ele já recebe da empresa o comprovante de rendimentos. Deve procurar toda a documentação também no que se refere a recibos médicos, recibo com despesas de educação e documentos referentes a vendas de bens", diz o consultor.

Depois, segundo ele, o contribuinte só precisa baixar o programa do IR na página da Receita Federal. O programa deve estar disponível a partir de segunda, às 8h, na página do órgão. Para preencher a declaração, a pessoa precisa também ter a declaração do ano passado, pois o programa importa os dados pessoais, por exemplo.

Um internauta pergunta sobre dependentes no IR. Ele tem um filho de 23 anos que faz faculdade e estágio e recebe R$ 650. O internauta queria saber se esse valor deveria ser incluído na declaração.

"Precisa somar esse valor aos seus rendimentos e comparar com as deduções que o seu filho lhe permite fazer. É possível que seja vantajoso, mas é preciso fazer a simulação", aconselha Teixeira.

Ainda sobre dependentes, o consultor alerta que é comum contribuintes irem parar na malha-fina por se esquecerem de incluir os rendimentos dos dependentes. "É o caso mais comum de malha-fina", diz ele.

Outro internauta perguntou se gastos com remédios para hipertensão podem ser abatidos do IR. "A nossa legislação não permite a dedução de remédios. Pode abater a própria despesa com o médico, o dentista, laboratório e hospital. O remédio não pode", explicou Teixeira.

By: Estúrdio

demo template blog and download free blogger template feature like magazine style, ads ready and seo friendly template blog
DheTemplate is galleries new free blogger template with a good design and layout include feature ready added for your blog. DheTemplate.com - NEW FREE BLOGGER TEMPLATE EVERYDAY !!

0 comentários:

Postar um comentário

Xeretando, heim?
Ótimo. Seja sempre bem vindo e volte sempre, inclusive para ler o que respondi, aqui mesmo.