Subcribe And Share :

Twitter icon facebook icon Digg icon Technorati icon facebook icon Delicious icon More share social bookmark service

segunda-feira, 26 de julho de 2010

Infecção após cesariana será indenizada em R$ 30 mil

A Sociedade Beneficente Hospital Beatriz Ramos, da cidade de Indaial, terá de indenizar em R$ 30 mil, a título de danos morais, materiais e estéticos, sua paciente Márcia Coradini, em virtude de infecção pós-operatória sofrida por ela enquanto estava nas dependências do centro de saúde.

A decisão da 1ª Câmara de Direito Civil do Tribunal de Justiça confirmou sentença daquela comarca. Conforme os autos, em 5 setembro de 2001, dias após dar à luz sua filha por meio de uma cirurgia cesariana, a vítima passou a sentir fortes dores na região abdominal. O quadro se agravou quando ocorreram os primeiros sangramentos e, em seguida, a mulher passou a sentir forte odor.

O médico responsável pela operação alegou que Márcia contraiu infecção dentro do próprio hospital, causada por má esterilização dos equipamentos cirúrgicos. Na apelação para o TJ, o Hospital Beatriz Ramos objetivou reforma da sentença, para que fosse afastada sua responsabilidade. Alternativamente, pediu a minoração do montante indenizatório.

O relator da matéria, desembargador Joel Dias Figueira Júnior, reconheceu a dificuldade em determinar o local em que a paciente contraiu a infecção. No entanto, ressaltou que, em casos como esse, caberia ao hospital o ônus da prova. Para o magistrado, como não houve outra hipótese levantada, não há como afastar a responsabilidade civil do centro de saúde.

Verifica-se que os danos pessoais suportados pela apelada foram de grande intensidade, pois, além de todas as consequências da infecção hospitalar, ela passou por diversos momentos de angústia durante o seu tratamento e recuperação e, principalmente, ficou privada de dispensar a atenção necessária aos seus filhos, em especial à recém-nascida, cujos cuidados maternos são essenciais. Nesse contexto, afigura-se adequado o montante compensatório fixado na sentença, anotou o relator ao manter o valor da indenização.

Poder Judiciário de Santa Catarina

demo template blog and download free blogger template feature like magazine style, ads ready and seo friendly template blog
DheTemplate is galleries new free blogger template with a good design and layout include feature ready added for your blog. DheTemplate.com - NEW FREE BLOGGER TEMPLATE EVERYDAY !!

0 comentários:

Postar um comentário

Xeretando, heim?
Ótimo. Seja sempre bem vindo e volte sempre, inclusive para ler o que respondi, aqui mesmo.