Subcribe And Share :

Twitter icon facebook icon Digg icon Technorati icon facebook icon Delicious icon More share social bookmark service

quarta-feira, 2 de fevereiro de 2011

Lei do país da empresa rege relação de trabalho

O contrato de um engenheiro mecânico inglês que trabalhou em uma embarcação petrolífera fora do mar territorial brasileiro com uma multinacional com sede no Brasil é regido pela legislação brasileira. A decisão é da 7ª Turma do Tribunal Superior do Trabalho, que manteve entendimento anterior do Tribunal Regional do Trabalho da 1ª Região.

O engenheiro trabalhou para a Noble do Brasil, uma multinacional especializada na exploração de petróleo em águas profundas, no serviço de gerenciamento de perfurações de poços. Com a sua dispensa, em março de 2004, o trabalhador entrou com pedido de reparação trabalhista contra a multinacional. Ele requereu o reconhecimento de vínculo de emprego e o pagamento de duas verbas rescisórias, como estabelece a legislação do Brasil.

A aplicabilidade da lei brasileira ao contrato foi reconhecida em primeira instância. O juiz concedeu as verbas rescisórias posteriores a abril de 2009, já que as anteriores estavam prescritas. Inconformada, a empresa recorreu ao TRT.

No entanto, o TRT manteve sentença que reconheceu o vínculo de emprego com a Noble, mas entendeu que o engenheiro trabalhou fora do mar territorial brasileiro. Ainda assim, o tribunal considerou que não seria aplicável a legislação dos países onde a embarcação foi matriculada — Panamá e Libéria —, mas sim a CLT.

Como a Noble possuiu nenhuma relação com os países, o TRT entendeu que os registros foram fraudados. Por isso, decidiu ser aplicável a legislação do país sede da empresa ao contrato do engenheiro, ou seja, o Brasil.

Segundo o ministro Pedro Paulo Manus, relator do Agravo na 7ª Turma, para se verificar as alegações da empresa quanto à validade do registro da embarcação, seria necessário revolver fatos e provas. A prática é proibida pela Súmula 126 do TST.

By: Assessoria de Comunicação do TST, via Conjur

demo template blog and download free blogger template feature like magazine style, ads ready and seo friendly template blog
DheTemplate is galleries new free blogger template with a good design and layout include feature ready added for your blog. DheTemplate.com - NEW FREE BLOGGER TEMPLATE EVERYDAY !!

1 comentários:

Smart disse...

Olá,

Estou com blog novo no ar:

http://smartviagens.blogspot.com/

Entre e viaje!!!

Beijos,

Jane

Postar um comentário

Xeretando, heim?
Ótimo. Seja sempre bem vindo e volte sempre, inclusive para ler o que respondi, aqui mesmo.