Subcribe And Share :

Twitter icon facebook icon Digg icon Technorati icon facebook icon Delicious icon More share social bookmark service

quarta-feira, 18 de maio de 2011

Procon de SP pede alteração no Cadastro Positivo

images

A Fundação de Proteção e Defesa do Consumidor de São Paulo (Procon-SP) encaminhou ao Senado um documento manifestando preocupações com relação ao Cadastro Positivo, aprovado na semana passada pela Câmara dos Deputados. O projeto, que agora será apreciado no Senado, cria um banco de dados com informações financeiras do consumidor, para formação de histórico de crédito. O Procon-SP pede que o Senado avalie a retirada de alguns dispositivos, considerados pela fundação como prejudiciais ao consumidor.

Segundo o Procon-SP, a proposta contém restrições que violam direitos e garantias fundamentais dos consumidores. A fundação afirma que, em algumas circunstâncias, não está claro quanto tempo os dados dos consumidores ficarão disponíveis. "A julgar pelo que dispõe o projeto esses dados poderão permanecer por até 15 anos no banco de dados. Isso coloca o consumidor em absoluta desvantagem, pois mantém disponíveis seus dados pessoais sem qualquer contrapartida", diz o texto enviado ao Senado.

Além disso, o consumidor só poderia conferir gratuitamente seus dados no banco de dados uma vez a cada quatro meses. "Tal limitação desrespeita direito básico do cadastrado, o da informação. Ao consumidor deve ser assegurado o acesso amplo, irrestrito e ilimitado a toda e qualquer informação pessoal existente nos bancos de dados", defende o Procon-SP. Outro ponto contestado pela fundação é que o consumidor não poderá cancelar seu cadastro no banco de dados quando houver uma obrigação creditícia em curso, ou seja, enquanto estiver pagando um financiamento, por exemplo.

Apesar de ser necessária a concordância do consumidor em ter seus dados cadastrados, o Procon-SP afirma que mesmo assim as instituições financeiras devem respeitar o sigilo bancário, conforme determina a lei. Como contrapartida, o consumidor que concordar em ter seus dados divulgados pagaria juros mais baixos nas operações de crédito. De acordo com o projeto, o consumidor poderá pedir a impugnação de qualquer informação sobre ele erroneamente anotada em banco de dados e ter, em até sete dias, sua correção ou cancelamento.

Na votação na Câmara, o PSOL foi o único partido que se manifestou contra o Cadastro Positivo. "Esse cadastro é contra o consumidor pobre. Se atrasar uma prestação em uma loja de eletrodoméstico, não conseguirá comprar mais nada. Cadastro positivo é enganoso, pode ser o cadastro negativo", afirmou na ocasião o líder do partido, Chico Alencar (RJ).

demo template blog and download free blogger template feature like magazine style, ads ready and seo friendly template blog
DheTemplate is galleries new free blogger template with a good design and layout include feature ready added for your blog. DheTemplate.com - NEW FREE BLOGGER TEMPLATE EVERYDAY !!

0 comentários:

Postar um comentário

Xeretando, heim?
Ótimo. Seja sempre bem vindo e volte sempre, inclusive para ler o que respondi, aqui mesmo.