Subcribe And Share :

Twitter icon facebook icon Digg icon Technorati icon facebook icon Delicious icon More share social bookmark service

quinta-feira, 27 de outubro de 2011

Empresas cobram seus consumidores por meio das redes sociais

No mundo da internet, as redes sociais são páginas que possibilitam uma interação entre pessoas que partilham semelhanças em valores, idéias, pensamentos, e gostos dos mais variados. Com essa conexão entre os internautas, são criadas inúmeras redes de relacionamento, profissionais, comunitária, políticas e outras.

Com a alta das redes sociais, os usuários podem até mesmo se relacionar com suas empresas favoritas, acompanhando promoção e novidades do mercado.  Outra relação criada entre consumidor e empresa.

Sendo assim, as empresas também viram uma oportunidade nas redes sociais, que é de cobrar o seu consumidor inadimplente. O método contrata empresas especializadas em cobranças, que buscam o internauta devedor, cadastrado nos perfis em redes sociais, como Facebook e Orkut, e informam sobre a dívida em aberto.

A prática, segundo uma pesquisa do Ibmec-SP, constata que de 852 devedores não encontrados por telefone e endereço, 613 foram localizados por meio das redes sociais. O modo de cobrança não agradou entidades que trabalham em defesa do consumidor, pois seria uma invasão à privacidade e constrangimento do consumidor.

Uma empresa, especializada nesse serviço de cobrança, informa que o acesso aos perfis é o último recurso para entrar em contato com os devedores. Outro ponto reforçado pela empresa, é que o uso da busca segue um conjunto de critérios que se adéquam às leis do Código de Defesa do Consumidor. Um exemplo é a proibição de abordagens públicas ou que possam expor o consumidor.

Segundo o advogado criminalista Antônio Gonçalves, o que se posta em redes sociais, se torna de forma automática uma informação pública. O advogado alerta que as empresas devem tomar cuidado com a forma que obtém informações dos consumidores, apurando informações legítimas ou que o consumidor internauta tenha aceito em sua rede de contatos.

demo template blog and download free blogger template feature like magazine style, ads ready and seo friendly template blog
DheTemplate is galleries new free blogger template with a good design and layout include feature ready added for your blog. DheTemplate.com - NEW FREE BLOGGER TEMPLATE EVERYDAY !!

0 comentários:

Postar um comentário

Xeretando, heim?
Ótimo. Seja sempre bem vindo e volte sempre, inclusive para ler o que respondi, aqui mesmo.