Subcribe And Share :

Twitter icon facebook icon Digg icon Technorati icon facebook icon Delicious icon More share social bookmark service

quinta-feira, 19 de abril de 2012

Como calcular o valor de uma empresa

Dentre os métodos de avaliação de empresas, alguns se destacam como os mais utilizados pelos investidores em geral: abordagem do Fluxo de Caixa Descontado (FCD), abordagem do Lucro Econômico, abordagem de Múltiplos etc.
Vou me concentrar, nesta oportunidade, no método do Fluxo de Caixa Descontado. Este método parte do reconhecimento que o valor de uma empresa é função dos resultados (fluxos de caixa) futuros que a empresa promete gerar ao longo do tempo, em decorrência dos investimentos feitos em seus ativos operacionais. Desta maneira, esses fluxos de caixas futuros deverão ser descontados (trazidos ao valor presente na data 0), utilizando uma taxa de desconto que represente o custo de oportunidade dos provedores de capital, obtendo-se, assim, o valor da empresa.
A taxa de desconto mencionada representa uma média aritmética ponderada, dos custos dos respectivos capitais (exigidos por terceiros - dívidas - e por recursos próprios - acionistas), por sua contribuição relativa para o capital total da empresa.
Neste método do Fluxo de Caixa Descontado, o “Fluxo de Caixa Livre” é a variável crítica para se estimar os fluxos de caixa esperados pela empresa ao longo do tempo. Nesse sentido, é fundamental que o tempo projetado para a análise seja consistente com os objetivos estratégicos da empresa.

O cálculo do Fluxo de Caixa Livre é calculado conforme o modelo a seguir:
EBITDA (lucros antes dos juros, impostos, depreciação e amortização)
(-) depreciação e amortização
(=) EBIT (lucro antes dos juros e do imposto de renda)
(-) Imposto de Renda
(=) NOPAT (lucro operacional, após o imposto de renda)
(+) Depreciação e amortização
(-) investimentos em ativos permanentes (gastos de capital)
(-) variações na necessidade em capital de giro
(=) fluxo de caixa livre

By: Ângelo Corsetti é professor de finanças do Insper

demo template blog and download free blogger template feature like magazine style, ads ready and seo friendly template blog
DheTemplate is galleries new free blogger template with a good design and layout include feature ready added for your blog. DheTemplate.com - NEW FREE BLOGGER TEMPLATE EVERYDAY !!

0 comentários:

Postar um comentário

Xeretando, heim?
Ótimo. Seja sempre bem vindo e volte sempre, inclusive para ler o que respondi, aqui mesmo.