Subcribe And Share :

Twitter icon facebook icon Digg icon Technorati icon facebook icon Delicious icon More share social bookmark service

sexta-feira, 11 de maio de 2012

Justiça determina isenção a doente renal

Município negou benefício; juiz mandou prefeitura cumprir legislação.

A Justiça de Limeira determinou que a prefeitura conceda isenção da tarifa do transporte público a um usuário que sofre de doença renal. A sentença é do juiz Adilson Araki Ribeiro, da Vara da Fazenda Pública, e beneficia o morador A.X.A., que moveu uma ação contra o município em 2010.
Ele apontou na ação necessitar de sessões semanais de hemodiálise em virtude de uma insuficiência renal crônica em fase terminal. Como há uma lei municipal - 2.760/96 - que libera o uso gratuito dos ônibus do transporte coletivo de Limeira para deficientes físicos, mentais e sensoriais, A. tentou obter a isenção, mas lhe foi negada.
Ouvida em juízo, a prefeitura justificou que o autor da ação "não comprovou ter preenchido os requisitos legais, notadamente a deficiência".
Antes de julgar o caso, o magistrado determinou a realização de uma perícia médica no paciente e o laudo concluiu que ele é portador de nefrolitíase desde 2001 - doença que evoluiu para a perda de sua função renal.
Após isso, o juiz passou a analisar a lei municipal e a considerou "genérica por não elencar as anomalias a serem abrangidas". A única descrição das pessoas que podem ser beneficiadas pela norma está no decreto municipal 322, que definiu o que pode ser considerada uma deficiência: "toda perda ou anormalidade de uma estrutura ou função psicológica, fisiológica ou anatômica que gere incapacidade para o desempenho de atividade dentro do padrão considerado normal para o ser humano".
Diante do laudo do paciente, o magistrado entendeu que ele deve ser beneficiado pela legislação. "Ele apresenta incapacidade laboral de forma total (...), sobrevivendo de auxílio-doença", escreveu Ribeiro, ao julgar procedente o pedido do doente. A decisão prevê multa diária de R$ 100 em caso de descumprimento da ordem pela prefeitura. Como a sentença é de primeira instância, cabe recurso.

demo template blog and download free blogger template feature like magazine style, ads ready and seo friendly template blog
DheTemplate is galleries new free blogger template with a good design and layout include feature ready added for your blog. DheTemplate.com - NEW FREE BLOGGER TEMPLATE EVERYDAY !!

0 comentários:

Postar um comentário

Xeretando, heim?
Ótimo. Seja sempre bem vindo e volte sempre, inclusive para ler o que respondi, aqui mesmo.