Subcribe And Share :

Twitter icon facebook icon Digg icon Technorati icon facebook icon Delicious icon More share social bookmark service

terça-feira, 2 de abril de 2013

Itaú não pode cancelar cartão de correntista por falta de pagamento

itau_masterbrand_volumetrica

O Ministério Público do Estado do Rio de Janeiro (MP-RJ) obteve a condenação do Itaú Unibanco junto à 19ª Câmara Cível do Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro, que a partir de agora não pode cancelar ou bloquear o cartão de crédito do correntista por falta de pagamento de outros serviços contratados. Além disso, a instituição foi condenada ao pagamento de indenização por danos materiais e morais causados aos consumidores, em razão das práticas abusivas. A ação civil pública foi ajuizada pela 3ª Promotoria de Justiça de Tutela Coletiva de Defesa do Consumidor e do Contribuinte.

Na ação, o Promotor de Justiça Carlos Andresano ressalta que “a ré, ao vincular o atraso do pagamento ao bloqueio ou cancelamento do cartão de crédito, acaba por colocar o consumidor em desvantagem exagerada”.

De acordo com o MP-RJ, não havendo limitação no acórdão quanto a limitação territorial da decisão, ela vale para o país todo.

Para requerer a execução da indenização por danos materiais ou morais, o consumidor pode acessar o portal Consumidor Vencedor do Ministério Público do Rio de Janeiro (MP-RJ), imprimir a decisão, procurar a instância onde foi proferida a medida, solicitar uma carta com a sentença contendo informações sobre o processo e a decisão e juntar a ela os documentos que comprovem sua relação com o banco. Desta forma, o consumidor pode ingressar com uma ação individual.

O Itaú informa que a condenação na ação considerou nula cláusula contratual que não reflete sua prática atual. O banco afirmou ainda não realiza o cancelamento dos cartões de seus clientes por falta de pagamento de outros produtos que tenham contratado na instituição. Em nota, o Itaú afirma ainda que seus clientes não sofreram nenhum tipo de prejuízo nem foram submetidos à desvantagem exagerada. O banco destaca ainda que o resultado da ação civil pública não é uma decisão final da Justiça e informa que entrou com e recurso ainda pendente de julgamento no próprio Tribunal de Justiça.

demo template blog and download free blogger template feature like magazine style, ads ready and seo friendly template blog
DheTemplate is galleries new free blogger template with a good design and layout include feature ready added for your blog. DheTemplate.com - NEW FREE BLOGGER TEMPLATE EVERYDAY !!

0 comentários:

Postar um comentário

Xeretando, heim?
Ótimo. Seja sempre bem vindo e volte sempre, inclusive para ler o que respondi, aqui mesmo.