Fabricar artigos com imagens de personagens famosos, times de futebol ou celebridades é alternativa para aumentar as vendas.
Betty Boop vai à praia e se espalha na areia ao lado do Piu Piu; o Capitão Nascimento, do filme Tropa de Elite, chega à escola e encontra o Homem Aranha. Estes são alguns dos inúmeros personagens que estampam produtos como cangas, mochilas, materiais escolares, bolsas, entre outros tantos fabricados sob licença. Trata-se de um mercado que cresce acima da média e que atrai a cada dia novas empresas dispostas a usar uma marca ou personagem conhecido para alavancar as vendas e conseguir maior apelo junto ao público. Segundo dados da Associação Brasileira de Licenciamento (Abral), existem no Brasil cerca de 800 empresas licenciadas que utilizam mais de 400 marcas e personagens. Juntas, elas movimentaram cerca de R$ 3 bilhões em 2007.
Com um crescimento entre 8% e 10% ao ano e formado basicamente por pequenos fabricantes, segundo Sebastião Bonfá, presidente da Abral, o mercado de licenciamento trabalha com as próprias regras. A licença de uso de uma marca ou personagem só é concedida a uma empresa caso ainda não haja ninguém fazendo algo idêntico ao que ela se propõe a produzir. Isso ajuda a garantir as vendas sem baixar a lucratividade [...]
1 comentários:
Olá. Excelente artigo. Tenho uma duvida com relaçao a publicidade utilizando personagens.
Se eu quiser utilizar, por exemplo, Os Simpsons (Fox), em um comercial televisivo de um restaurante, como deveria proceder para adquirir estes direitos? O procedimento seria semelhante?
Me refiro a um caso onde a utilizaçao dos personagens seria apenas na publicidade do local, e nao nos produtos vendidos.
Grato
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Xeretando, heim?
Ótimo. Seja sempre bem vindo e volte sempre, inclusive para ler o que respondi, aqui mesmo.