Subcribe And Share :

Twitter icon facebook icon Digg icon Technorati icon facebook icon Delicious icon More share social bookmark service

segunda-feira, 5 de janeiro de 2009

IPVA 2009


O ano começou e com ele temos uma lista de gastos dos quais ninguém escapa. Dentre esses está a cobrança do Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA). O pagamento é obrigatório para os proprietários de automóveis, ônibus, caminhões, motocicletas, tratores, jet-skis, barcos, lanchas, aviões de esporte e lazer.

Por ser um imposto estadual, a alíquota não é a mesma em todo o país e chega a variar entre 1% e 5% do valor de venda do veículo, calculado com base na tabela da Fipe. Em alguns estados, ficam isentos do imposto veículos com mais de dez ou 15 anos.

Na maioria dos estados, o imposto pode ser parcelado e há desconto para quem pagar à vista. No Rio de Janeiro, por exemplo, o desconto para pagamento à vista é de 10%. Já em São Paulo e Minas Gerais, quem paga o total em uma única vez desembolsa 3% a menos.

Do total arrecadado, o estado fica com 50% do imposto e 50% são repassados ao município onde o carro está licenciado. O dinheiro é usado para ajudar nas despesas da administração, como educação, transporte e saneamento.

Confira os prazos para pagamento, as alíquotas e os descontos no pagamento à vista dos onze estados que já divulgaram o calendário. Os demais estados devem informar as datas de vencimento do imposto nos próximos dias.

- Acre
- Bahia
- Espírito Santo

- Mato Grosso
- Minas Gerais

- Paraíba
- Rio de Janeiro
- Rio Grande do Sul

- Roraima
- Santa Catarina
- São Paulo

demo template blog and download free blogger template feature like magazine style, ads ready and seo friendly template blog
DheTemplate is galleries new free blogger template with a good design and layout include feature ready added for your blog. DheTemplate.com - NEW FREE BLOGGER TEMPLATE EVERYDAY !!

0 comentários:

Postar um comentário

Xeretando, heim?
Ótimo. Seja sempre bem vindo e volte sempre, inclusive para ler o que respondi, aqui mesmo.