Subcribe And Share :

Twitter icon facebook icon Digg icon Technorati icon facebook icon Delicious icon More share social bookmark service

quarta-feira, 18 de fevereiro de 2009

Cheque pré-datado apresentado antes do dia, agora gera dano moral

Apresentar o cheque pré-datado antes do dia ajustado pelas partes gera dano moral. A questão foi sumulada pelos ministros da 2ª  Seção do STJ em votação unânime e passa a constituir o verbete nº 370 da corte. A questão vinha sendo decidida nesse sentido há muito tempo. A edição da súmula deve, agora, pacificar a jurisprudência brasileira.


Entre os precedentes referidos para servir de base à nova súmula, dois deles são oriundos do Rio Grande do Sul. Em um deles, afirma-se que a “apresentação do cheque pré-datado antes do prazo estipulado gera o dever de indenizar, presente, como no caso, a devolução do título por ausência de provisão de fundos”.

É o caso também do recurso especial nº 213.940, no qual o relator, ministro aposentado Eduardo Ribeiro, ressaltou que "a devolução de cheque pré-datado por insuficiência de fundos que foi apresentado antes da data ajustada entre as partes constitui fato capaz de gerar prejuízos de ordem moral".

A nova súmula ficou com a seguinte redação: “caracteriza dano moral a apresentação antecipada do cheque pré-datado”.

By: STJ.

demo template blog and download free blogger template feature like magazine style, ads ready and seo friendly template blog
DheTemplate is galleries new free blogger template with a good design and layout include feature ready added for your blog. DheTemplate.com - NEW FREE BLOGGER TEMPLATE EVERYDAY !!

2 comentários:

Anônimo disse...

Vejam só. Antes a frase usada sobre isso era justamente outra: "No brasil não existe cheque pré". Agora tudo mudou. Eu sou a favor, pois com isso voltamos a ter a proteção de que o que é combinado tem de ser respeitado. Ninguém merece isso de pagar uma dívida ou fazer uma compra com um cheque pré-datado e o credor, ganancioso, depositar antes da data, com o intuito de raspar o saldo do emitente, sem que ele possa fazer nada. O cara pode ter a grana esperando outro cheque a ser compensado. Eu sempre cumpro os datas dos cheques pré que recebo e sou totalmente a favor da Súmula.

εїз ViViAn ★ Sbrussi /(",)\ disse...

OOiii...
estou xeretando simmm...hehehhe

gostei muito deste post, pois trabalho com pessoas (comércio).
post muito interessante, ainda mais que não sabia disso... sempre aguardo o dia combinado para depositar o cheque, mas muitas histórias, eu conheço, de largarem o cheque antes.
=D

Postar um comentário

Xeretando, heim?
Ótimo. Seja sempre bem vindo e volte sempre, inclusive para ler o que respondi, aqui mesmo.