Subcribe And Share :

Twitter icon facebook icon Digg icon Technorati icon facebook icon Delicious icon More share social bookmark service

terça-feira, 10 de março de 2009

Horário de fazer pipi pode ser controlado

O controle do uso do toalete pelos operadores que trabalham em call center não configura dano moral contra a imagem ou intimidade do trabalhador. Essa é a tese firmada pela 7ª Turma do TST, no julgamento de recurso de revista do operador Renato Eulálio Fernandes, contra a Vivo S.A em Goiás.
O operador ingressou com ação trabalhista requerendo reparação por dano moral pelo fato de "a definição de horários para a utilização do banheiro, e a exigência de comunicação à chefia caso fosse necessário usá-lo fora desses horários, violava sua honra, imagem, integridade física e psíquica e liberdade pessoal". A sentença de primeiro grau julgou o pedido improcedente.
Em recurso ordinário ao TRT  da 18ª Região, o trabalhador destacou, por meio de prova testemunhal, que a empresa o havia proibido de ir ao banheiro, sendo questionado sobre o motivo de fazê-lo. Com isso, argumentara que esse tipo de controle justificaria a reparação por dano moral, indicando clara invasão do poder de direção da empresa, que estaria decidindo sobre suas necessidades fisiológicas.
O TRT-GO, por sua vez, destacou que, conforme estabelecido também por prova testemunhal no processo, a empresa concedia pausa de 15 minutos e outra de cinco, durante o expediente, para que os funcionários pudessem utilizar os toaletes. Além disso, caso o operador desejasse, não era proibido de usá-lo, necessitando porém, de autorização do supervisor.
"Evidenciou-se na defesa que o controle de saída dos postos visava impedir que todos ou vários operadores deixassem o local ao mesmo tempo, inviabilizando a regularidade no serviço, e não caracterizaria dano moral a simples exigência de justificação para ir ao toalete fora dos intervalos" - afirma o relator, ministro Ives Gandra Martins Filho.
O ministro Guilherme Caputo Bastos também ressaltou a necessidade do controle do uso do toalete, uma vez que, do contrário, haveria grande desorganização no local de trabalho, sem uma ordem que regrasse a saída do operador, ao menos que este comprovasse problemas fisiológicos, o que não foi trazido aos autos.
Os advogados Rodrigo Vieira Rocha Bastos e Ranulfo Cardoso Fernandes Júnior atuaram em nome da Vivo.

(RR nº 2123/2007-013-18-00.8 - com informações do TST e da redação do Espaço Vital). 

demo template blog and download free blogger template feature like magazine style, ads ready and seo friendly template blog
DheTemplate is galleries new free blogger template with a good design and layout include feature ready added for your blog. DheTemplate.com - NEW FREE BLOGGER TEMPLATE EVERYDAY !!

1 comentários:

εїз ViViAn ★ Sbrussi /(",)\ disse...

Oie New!

te indiquei para um selinho...

http://viviansbrussi.blogspot.com/2009/03/meme-d.html

vc não poderia ficar de fora desse! espero que goste!

=D

Postar um comentário

Xeretando, heim?
Ótimo. Seja sempre bem vindo e volte sempre, inclusive para ler o que respondi, aqui mesmo.