Subcribe And Share :

Twitter icon facebook icon Digg icon Technorati icon facebook icon Delicious icon More share social bookmark service

quinta-feira, 3 de setembro de 2009

Código definirá regras para email marketing

Previsto para entrar em vigor em março de 2010, o Código de Autorregulamentação para o Email Marketing (Capem) orientará a divulgação de produtos na internet com base em princípios de ética na relação com o consumidor. O texto, ainda aberto a alterações, estabelece uma série de especificações que criam um modelo para a prática e prevê punições para os infratores, como a perda do domínio (endereço eletrônico).

O Capem é fruto da discussão entre 13 entidades representativas de anunciantes, enviadores, provedores e consumidores reunidas desde maio do ano passado por iniciativa do Cômite Gestor da Internet, explicou Jaime Wagner, que é diretor-presidente da PlugIn Internet e presidente do Conselho Superior do Capem. Ele foi o palestrante do comitê de Legislação da Amcham-Porto Alegre na manhã desta quinta-feira (27/08).

Na avaliação de Wagner, o código servirá como instrumento para a qualificação do material que circula na internet, a partir de uma definição clara entre o que é email marketing e o que é spam. “O objetivo não é acabar com o spam, mas promover o email marketing correto para que seja usado por pequenas ou grandes empresas de modo mais eficaz e ético como meio de comunicação com o público-alvo”, disse ele.

O engenheiro destacou que os próximos seis meses serão de ajustes, recebimento de sugestões e busca de novos signatários do código. Até fevereiro de 2010 estarão definidos os canais e os mecanismos para que um conselho de ética aceite denúncias sobre práticas ilegais e aplique sanções previstas.

Novidades

Dentre as regras propostas, Jaime Wagner realça a que prevê que as companhias serão obrigadas a solicitar autorização do consumidor para o envio do primeiro email, o chamado opt-in, ou fazê-lo mediante a comprovação de alguma relação comercial prévia (soft opt-in). Outra exigência será a inclusão de uma alternativa via telefone, email ou contato postal para o descadastramento (opt-out), além do modo usual via link eletrônico.

O texto integral do Capem, que pode ser acessado no site da Associação Brasileira de Marketing Direto (Abemd), já foi subscrito pelas seguintes entidades: Abemd; Associação Brasileira das Agências Digitais (Abradi); Associação Brasileira dos Provedores de Internet (Abranet); Associação Brasileira das Relações Empresa Cliente (Abrarec); Associação Gaúcha das Agências Digitais (Agadi); Associação Paulista das Agências Digitais (Apadi); Federação do Comércio do Estado do Rio Grande do Sul (Fecomércio-RS); Federação do Comércio do Estado de São Paulo(Fecomércio-SP); Federação das Associações Comerciais e de Serviços do Rio Grande do Sul (Federasul); Interactive Advertising Bureau (IAB); Associação Rio Grandense dos Provedores de Acesso, Serviços e Informações da Rede Internet (Internetsul); Associação Brasileira de Defesa do Consumidor (Pro Teste); e Sindicato das Empresas de Informática do Rio Grande do Sul (Seprorgs).

By: Câmara Americana de Comércio

demo template blog and download free blogger template feature like magazine style, ads ready and seo friendly template blog
DheTemplate is galleries new free blogger template with a good design and layout include feature ready added for your blog. DheTemplate.com - NEW FREE BLOGGER TEMPLATE EVERYDAY !!

0 comentários:

Postar um comentário

Xeretando, heim?
Ótimo. Seja sempre bem vindo e volte sempre, inclusive para ler o que respondi, aqui mesmo.