Subcribe And Share :

Twitter icon facebook icon Digg icon Technorati icon facebook icon Delicious icon More share social bookmark service

quinta-feira, 24 de setembro de 2009

Novas disciplinas nos cursos de direito

O estudo do direito vem mudando muito ao longo dos anos.

"As transformações no direito vieram na esteira das mudanças na sociedade", diz George Niaradi, presidente da Comissão de Comércio Exterior e Relações Internacionais da OAB-SP (Ordem dos Advogados do Brasil).

E é por isso que na PUC-SP de 1979, quando Mário Barros se formava, os alunos estudavam muito direito constitucional. A época era de declínio do regime militar. O início de um período de democracia e a elaboração de uma nova Constituição se aproximavam.

De fato, diz Niaradi, a Constituição de 1988 foi um marco na graduação. "Mas seus efeitos não foram instantâneos", afirma ele. Na década de 90, as legislações se atualizaram. Um exemplo foi o surgimento do Código de Defesa do Consumidor, a partir do qual as universidades passaram a ensinar os direitos e os deveres de quem compra um produto.

O direito da família, diz Mário de Barros, também foi outro que mudou muito ao longo dos anos. Reprodução assistida, guarda compartilhada, igualdade de direitos de filhos legítimos ou fora do casamento são temas em que não se pensava há alguns anos e hoje são discutidos nas salas de aula.

Quem pegou essas mudanças foi Rodrigo, terceira geração de advogados da família Duarte Batista, que se sentou nos bancos da PUC-SP 28 anos depois do pai. Mas, mesmo graduado em 2003, teve muito pouco conteúdo de direito eletrônico na faculdade, algo que se mostra uma realidade para os próximos ingressantes.

As perspectivas para o advogado que entra agora e se formará em 2015, prevê Niaradi, incluem também que o profissional esteja pronto para uma internacionalização cada vez maior do direito e que seja capaz de ver a atividade como um negócio. Na grade curricular, afirma Niaradi, isso pode se traduzir como disciplinas optativas na área de administração.

Alterações curriculares

demo template blog and download free blogger template feature like magazine style, ads ready and seo friendly template blog
DheTemplate is galleries new free blogger template with a good design and layout include feature ready added for your blog. DheTemplate.com - NEW FREE BLOGGER TEMPLATE EVERYDAY !!

0 comentários:

Postar um comentário

Xeretando, heim?
Ótimo. Seja sempre bem vindo e volte sempre, inclusive para ler o que respondi, aqui mesmo.