Subcribe And Share :

Twitter icon facebook icon Digg icon Technorati icon facebook icon Delicious icon More share social bookmark service

quarta-feira, 28 de abril de 2010

Contribuinte pode descobrir pela internet se caiu na malha fina

Está mais fácil para o contribuinte saber se caiu na malha fina e descobrir que tipo de erro cometeu ao declarar o Imposto de Renda.

Se nenhum contribuinte gosta muito de comparecer à Receita Federal, a Receita também quer eliminar visitas que podem ser evitadas e aposta na internet.

Foi assim, anos atrás, com a entrega das declarações. E agora, com a correção online de erros que levam à temida malha fina.

Dez dias após a entrega da declaração, já é possível checar o destino dela no site da Receita. Basta gerar um código de acesso a partir de suas próprias informações. Declaração "processada" está tudo bem. Se estiver "com pendências" é sinal de malha fina.

“Existe um link que dá todas as orientações para retificar a declaração, caso o contribuinte perceba que errou”, explica a analista tributária Elaine Vieira.

Saiba como acompanhar o processamento da sua Declaração de Imposto de Renda

Em 2009, 1 milhão de declarações ficaram retidas na malha fina.

Desde meados do ano passado, quando foi implantado, o novo sistema permitiu que 640 mil contribuintes fizessem a chamada autorregularização. Vida mais fácil para eles e para a Receita também.

Malha fina mais transparente e menos angustiante.

“O contribuinte caía na malha e ficava por meses ou anos sem que ninguém dissesse o motivo. Ele também não podia sair da malha”, lembra o auditor da Receita Federal Luiz Monteiro.

“Acho que hoje o sofrimento é mais ameno. Você já sabe qual é o seu problema. A Receita quer também conversar com você e acertar o lado dela e o seu”, diz o técnico em telecomunicações Marco Aurélio Guedes.

By: Globo.com

demo template blog and download free blogger template feature like magazine style, ads ready and seo friendly template blog
DheTemplate is galleries new free blogger template with a good design and layout include feature ready added for your blog. DheTemplate.com - NEW FREE BLOGGER TEMPLATE EVERYDAY !!

0 comentários:

Postar um comentário

Xeretando, heim?
Ótimo. Seja sempre bem vindo e volte sempre, inclusive para ler o que respondi, aqui mesmo.