Subcribe And Share :

Twitter icon facebook icon Digg icon Technorati icon facebook icon Delicious icon More share social bookmark service

quinta-feira, 27 de maio de 2010

Laudos em academias

academias-de-ginastica-em-condominios-68-169

O atestado médico, exigido em academias e clubes para iniciar uma atividade física, deverá incluir, a partir de agosto, informações mais detalhadas, como o tipo e a intensidade dos exercícios permitidos. As diretrizes propostas pela Sociedade Brasileira de Cardiologia (SBC) são as primeiras do país, e pretendem orientar os médicos sobre como examinar desde uma pessoa que deseja sair do sedentarismo a atletas.

Coordenador das novas regras e presidente do grupo de estudo em cardiologia no esporte, Nabil Ghorayeb afirma que o objetivo é fazer com que os avaliadores se comprometam com as informações dos atestados, prevenindo os riscos das atividades.

— O atestado médico tem que ser um documento de segurança. Já li um que dizia que a pessoa podia fazer exercício, mas sem esforço. O que é isso? Não é um documento burocrático, é uma proteção da vida daquele que quer se exercitar — explicou Ghorayeb.

No laudo também deverão constar as limitações dos interessados em começar uma modalidade esportiva.

Ainda segundo o cardiologista, as novas regras servirão de referência para que médicos de todo o país tenham um controle maior sobre as condições cardiovasculares de seus pacientes.

— O atestado que libera uma pessoa para fazer musculação não pode ser o mesmo que dá o aval para fazer judô. Além de reduzir os falsos atestados, a medida vai ajudar a evitar mortes súbitas, como a do jogador Frederico Pinheiro, que tinha 26 anos, no Campeonato Brasileiro — acrescentou Ghorayeb.

Um levantamento feito em 2009 pelo Instituto Dante Pazzanese de Cardiologia mostrou que 65% dos 7.500 esportistas que já passaram pelo departamento de medicina esportiva da instituição nunca fizeram um exame cardiológico.

Por isso, Ghorayeb afirma que a avaliação clínica completa e o eletrocardiograma são medidas fundamentais para a prevenção dos males.

 

O QUE PASSARÁ A SER PEDIDO

- Crianças e adolescentes
O médico deve solicitar hemograma (exame de sangue); exames de fezes e urina; eletrocardiograma e consulta clínica.

- Adultos
Todos os mencionados acima e, para quem tem mais de 40 anos de idade, um teste ergométrico.

- Idosos
Todos os indicados aos adultos, além de verificar problemas crônicos, de visão, audição e de equilíbrio.

- Cardíacos e hipertensos
Todos os indicados aos adultos e teste ergométrico obrigatório, além de verificar doença pulmonar.

 

 By: My Blog Health

demo template blog and download free blogger template feature like magazine style, ads ready and seo friendly template blog
DheTemplate is galleries new free blogger template with a good design and layout include feature ready added for your blog. DheTemplate.com - NEW FREE BLOGGER TEMPLATE EVERYDAY !!

0 comentários:

Postar um comentário

Xeretando, heim?
Ótimo. Seja sempre bem vindo e volte sempre, inclusive para ler o que respondi, aqui mesmo.