Subcribe And Share :

Twitter icon facebook icon Digg icon Technorati icon facebook icon Delicious icon More share social bookmark service

sexta-feira, 28 de maio de 2010

Empresa privada pode fiscalizar trânsito, mas não multar

A 2ª Turma do STJ decidiu pela possibilidade de a Empresa de Transporte e Trânsito de Belo Horizonte (BHTrans) exercer atos relativos à fiscalização no trânsito da capital mineira. Entretanto, os ministros mantiveram a vedação à aplicação de multas pela empresa privada.

O julgado do STJ reformou, parcialmente, decisão de novembro último. Na ocasião, os ministros acompanharam o entendimento do relator, ministro Mauro Campbell Marques, de ser impossível a transferência do poder de polícia para a sociedade de economia mista, que é o caso da BHTrans.

O poder de polícia é o dever estatal de limitar o exercício da propriedade e da liberdade em favor do interesse público. E suas atividades se dividem em quatro grupos: legislação, consentimento, fiscalização e sanção.

Ao julgar os embargos de declaração - com pedido de efeito infringente - interpostos pela BHTrans, que apontou a contradição existente entre o provimento integral do recurso especial e sua fundamentação, o ministro relator deu razão à empresa.

Pela nova decisão, ficou claro que as atividades de consentimento e fiscalização podem ser delegadas, pois compatíveis com a personalidade das sociedades de economia mista. Entretanto, para o ministro,"deve permanecer a vedação à imposição de sanções por parte da BHTrans".

O acórdão ainda não está disponível. (REsp nº 817534).

demo template blog and download free blogger template feature like magazine style, ads ready and seo friendly template blog
DheTemplate is galleries new free blogger template with a good design and layout include feature ready added for your blog. DheTemplate.com - NEW FREE BLOGGER TEMPLATE EVERYDAY !!

0 comentários:

Postar um comentário

Xeretando, heim?
Ótimo. Seja sempre bem vindo e volte sempre, inclusive para ler o que respondi, aqui mesmo.