A Serasa Experian divulgou nesta terça-feira o mais recente Indicador de Perspectiva da Inadimplência do Consumidor, que subiu 1% em abril em relação a março, atingindo 100,5. Trata-se da sétima alta mensal consecutiva. O índice possui a propriedade de antever, num prazo médio de seis meses, os movimentos cíclicos da inadimplência. Logo, a elevação de abril aponta, de acordo com os economistas da Serasa, que será revertida nos próximos meses a atual trajetória de queda dos indicadores de inadimplência do consumidor - tendência que deve se acentuar no decorrer do segundo semestre.
A Serasa Experian explica que vão contribuir para a elevação da inadimplência dos consumidores o crescimento acelerado do endividamento dos consumidores nos últimos trimestres e o atual ciclo de aperto monetário - que deve se prolongar ao longo da segunda metade do ano.
Porém, segundo os especialistas, o fato de o indicador estar ainda ao redor do nível 100 significa que, apesar do prognóstico de elevação, a inadimplência do consumidor não vai atingir níveis preocupantes.
Empresas - Já o indicador de perspectiva de inadimplência entre empresas caiu 1,4% em abril ante março - o décimo segundo recuo mensal consecutivo. O índice mantém-se, contudo, acima do nível 100, o que implica que a redução dos níveis da inadimplência empresarial pode seguir em declínio ao longo dos próximos meses, porém de forma bastante gradual.
By: Agência Estado.
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Xeretando, heim?
Ótimo. Seja sempre bem vindo e volte sempre, inclusive para ler o que respondi, aqui mesmo.