Subcribe And Share :

Twitter icon facebook icon Digg icon Technorati icon facebook icon Delicious icon More share social bookmark service

domingo, 13 de junho de 2010

Lei da Ficha Limpa deve ser aplicada nas eleições 2010

O Tribunal Superior Eleitoral decidiu (10/06) que a lei complementar 135/10, conhecida como Ficha Limpa irá valer nas eleições deste ano. A decisão foi tomada pelos membros, que por seis votos a um, entenderam que o projeto aprovado pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva no último dia 4, não alterou o processo eleitoral.

Segundo consta no artigo 16 da Constituição Federal, "A lei que alterar o processo eleitoral entrará em vigor na data de sua publicação, não se aplicando à eleição que ocorrer até um ano da data de sua vigência". Dessa forma, o ministro Hamilton Carvalhido, relator do caso, afirmou que não existem mudanças e que a lei foi aprovada com "o menor sacrifício da presunção de não-culpabilidade".

A Ordem dos Advogados do Brasil esteve presente na sessão do julgamento. O presidente, Ophir Cavalcante disse que a nova lei tem efeito pedagógico e didático, fazendo com que os partidos tenham critérios mais rigorosos na escolha de seus candidatos. Segundo ele, a política brasileira inaugura um novo momento, em que a ética prevalece sobre todos os aspectos e afirmou que a nação brasileira quer para o país políticos sérios. "A sociedade sai vitoriosa e, o que é muito importante, a Justiça brasileira acompanhou esse anseio da sociedade brasileira", finaliza.

Entenda o Ficha Limpa

A nova legislação altera a Lei Complementar 64 de 1990, chamada de Lei das Inelegibilidades. Dessa forma, a nova regulamentação proíbe por oito anos a candidatura de políticos condenados na Justiça em decisão colegiada por crimes eleitorais mesmo que o trâmite do processo não tenha sido concluído no Judiciário. Esse tipo de decisão colegiada acontece, geralmente, na segunda instância ou no caso de pessoas com foro privilegiado. O condenado pode recorrer a um órgão colegiado superior, que poderá ou não suspender. Em caso de positivo, o processo contra o político ganharia prioridade para a tramitação.

By: JusBrasil.

demo template blog and download free blogger template feature like magazine style, ads ready and seo friendly template blog
DheTemplate is galleries new free blogger template with a good design and layout include feature ready added for your blog. DheTemplate.com - NEW FREE BLOGGER TEMPLATE EVERYDAY !!

0 comentários:

Postar um comentário

Xeretando, heim?
Ótimo. Seja sempre bem vindo e volte sempre, inclusive para ler o que respondi, aqui mesmo.