Subcribe And Share :

Twitter icon facebook icon Digg icon Technorati icon facebook icon Delicious icon More share social bookmark service

terça-feira, 7 de junho de 2011

Marca de cachaça Havana pertence a família mineira

havana

Cachaça e rum não se confundem para quem as conhece. O juiz Renato Martins Prates, da 8ª Vara da Justiça Federal de Minas Gerais, pôs fim a uma disputa que já se arrastava havia cerca de 10 anos entre a cachaça mineira Havana e o rum Havana Club, ao conceder a posse definitiva da marca ao produtor de cachaça.

A briga pelo registro era travada entre a família mineira Santiago (cachaça Havana) e a empresa Havana Club, do rum Havana Club, criada pela joint-venture formada pela francesa Pernod Ricard e a corporação Cuba Rum. O Instituto Nacional da Propriedade Industrial (INPI) tinha arquivado o registro da marca pela família mineira, por já ter sido registrada pela fabricante de rum. Desde então, as duas disputavam a posse da marca nos tribunais.

Segundo a decisão do juiz, "a semelhança entre rum e cachaça limita-se ao fato de serem bebidas alcoólicas obtidas a partir da cana-de-açúcar, o primeiro a partir a destilação do melaço, a segunda, da 'garapa'. De resto, são bebidas que guardam entre si diferenças suficientemente relevantes para afastar o risco de haver confusão entre os consumidores dos dois produtos. (...) Somente um consumidor muito desatento de um dos dois produtos poderia adquirir uma garrafa de aguardente fabricada (...) com o nome 'Cachaça Havana' acreditando se tratar do rum 'Havana Club'".

demo template blog and download free blogger template feature like magazine style, ads ready and seo friendly template blog
DheTemplate is galleries new free blogger template with a good design and layout include feature ready added for your blog. DheTemplate.com - NEW FREE BLOGGER TEMPLATE EVERYDAY !!

0 comentários:

Postar um comentário

Xeretando, heim?
Ótimo. Seja sempre bem vindo e volte sempre, inclusive para ler o que respondi, aqui mesmo.