Subcribe And Share :

Twitter icon facebook icon Digg icon Technorati icon facebook icon Delicious icon More share social bookmark service

segunda-feira, 9 de janeiro de 2012

Redes sociais: o que não se escreve quando se preza uma carreira

As redes sociais são um verdadeiro campo minado para os profissionais nos dias de hoje. Acertar as palavras no Facebook, Twitter, Google+ e outras plataformas exige consciência. Escrever algo errado é muito fácil. E não se engane ao pensar que o que você compartilha em seu círculo permanece ali. Tal como acontece com e-mail, qualquer postagem em rede social pode ser facilmente compartilhada. A seguir, estão os tipos de atualizações que poderiam deixar você, sua empresa ou mesmo ambos, em apuros.

  1. “Estou TÃO entediado no trabalho”. Talvez o dia não esteja tão animado, ou talvez você apenas tenha um serviço entediante, mas é uma má ideia proclamar esse sentimento ou qualquer outro. Tal postagem pode afetar sua próxima avaliação e certamente causará estranhamento com seus colegas, que com certeza não apreciarão seu tédio.
  2. “Trabalhando em um projeto de fusão urgente”. Durante períodos sensíveis – como durante uma fusão ou quando ações legais são tomadas – empresas podem ter vários problemas a revelar algumas informações. Se você sabe que não deve falar sobre algo relacionado à companhia em público, não presuma que pode fazer isso em redes sociais – mesmo de maneira vaga.
  3. “Que estranho – não há NINGUÉM no escritório hoje”. Esse tipo de post é imprudente por duas razões. Primeiro: é ruim para a imagem da organização. Segundo: pode ser um convite tanto para o roubo quanto para a espionagem.
  4. “Minha empresa acabou com a (nome de seu competidor) hoje com a grande venda para (nome de um novo cliente)”. Suas intenções podem ser boas, mas como citado acima, você deve ter muito cuidado com qualquer informação compartilhada. A maioria das empresas tem ou desenvolvem regras sobre políticas de posts em redes sociais. É importante saber se você está autorizado a falar sobre informações relacionadas à a companhia e se sim, quando e em qual contexto. Na dúvida, não poste.
  5. “Estou tão feliz por ter saído daquela empresa estúpida e agora estar trabalhando em algo novo e maravilhoso”.Lembra-se dos ditados sobre nunca fechar portas ou sobre o mundo ser pequeno? Verdades nunca devem ser ditas. É maravilhoso que você tenha um novo emprego, mas na atual economia, nunca se sabe quão seguro é. E se seu trabalho “novo e maravilhoso” não funcionar e você tiver que voltar à organização que insultou? Ou se você acabar trabalhando com alguém que também trabalhou onde você estava antes?  Além de tudo isso, é antiprofissional falar mal de seus contatos e conexões.
  6. “Não consegui a promoção”. Esse tipo de post não é necessariamente ruim, mas pode fazer com que você pareça fraco. Você pode fazer com que seu desapontamento se transforme em oportunidade ao contar o que aconteceu e descrever seus planos para que algo mais positivo ocorra no futuro.
  7. “João trouxe coisas intereçantes, pra mim fazer”. Ortografia, gramática e pontuação contam.
  8. “Fiquei tão bêbado no show de ontem! Sorte que consegui voltar pra casa”. Sério? É preciso dizer porque essa mensagem é estúpida? Sua presença social é um reflexo de quem você é e como você agirá em qualquer situação – pessoal ou profissionalmente.
  9. “Obrigado pelo comentário. Agradecemos a preferência”. “Obrigado pelo comentário. Agradecemos a preferência”. “Obrigado pelo comentário. Agradecemos a preferência”. As empresas também precisam avaliar o que dizem – ou não dizem – nas redes sociais. A boa notícia é que muitos percebem um aumento de clientes devido à suas presenças nesses sites. A má notícia é que algumas respondem com comentários robotizados. Então, clientes que falam bem ou mal recebem a mesma resposta. Isso é uma péssima prática social e é péssimo para os negócios.
  10. “O silêncio é uma péssima jogada em redes sociais”. Companhias que não respondem às reclamações dos clientes ou que não atualizam suas ofertas, notícias, etc – que é o que faz com que as pessoas acompanhem o Facebook ou o Twitter da empresa – logo verão seus fãs, bem como uma ótima oportunidade social, irem ralo abaixo.

demo template blog and download free blogger template feature like magazine style, ads ready and seo friendly template blog
DheTemplate is galleries new free blogger template with a good design and layout include feature ready added for your blog. DheTemplate.com - NEW FREE BLOGGER TEMPLATE EVERYDAY !!

0 comentários:

Postar um comentário

Xeretando, heim?
Ótimo. Seja sempre bem vindo e volte sempre, inclusive para ler o que respondi, aqui mesmo.