Subcribe And Share :

Twitter icon facebook icon Digg icon Technorati icon facebook icon Delicious icon More share social bookmark service

quarta-feira, 15 de fevereiro de 2012

Assistência médica por internet ou telefone estão proibidas

Uma resolução que entrou em vigor nesta quarta-feira, 180 dias após ser publicada no Diário Oficial da União, proíbe médicos de prestarem assistência à distância, ou seja, por meio de ligação telefônica ou de internet. As chamadas novas regras de publicidade para a categoria também não permitem que médicos usem as redes sociais para conquistar clientes e veda o anúncio de determinados títulos acadêmicos que não guardem relação com sua especialidade. Isso porque, segundo o Conselho Federal de Medicina (CFM), os pacientes poderiam ser induzidos a acreditar que o médico tem qualificação extra na área em que atua.

- As consultas à distância já são alvo de reclamações antigas. A lei já recomendava que o médico não deveria fazer consultas por rádio, cartas, etc. Estamos agora reforçando que uma consulta que não seja presencial pode conduzir o médico ao erro. O médico tem que ver, observar o paciente, muitas vezes sentir o cheiro. A resolução é importante porque surgiram muitas empresas que decidiram fazer consultas à distância - argumenta Emmanuel Fortes, diretor de fiscalização do CFM e relator da resolução: - A única exceção é o Samu, que faz a avaliação à distância para ter uma ideia sobre o deslocamento de suas equipes e ambulâncias de emergência.

O médico pode divulgar ter realizado cursos e de capacitação, mas estabelece que eles devem estar relacionados à especialidade do médico. Os respectivos comprovantes devem ser registrados no Conselho Regional de Medicina local. Fica proibido ao médico participar de anúncios de empresas e produtos, o que é extensivo a entidades sindicais e associativas médicas.

- Uma pesquisa recente revelou que 88% das pessoas confiam nos seu seus médicos. Imagine o médico indo a público avalizando uma coisa e, depois, o paciente ver que elas não são a verdade. Se é comercial, que use o marketing comercial, mas não o médico - diz Emmanuel, que cita algumas punições já adotadas pelo CFM:

- Alguns profissionais já foram cassados por publicidade excessiva. Ano passado, quatro pessoas tiveram os seus registros cassados e, este ano, uma.

Pela nova resolução - que substitui a anterior, em vigor desde 2003 -, fica reforçada a proibição de imagens de paciente para divulgar técnicas, métodos ou resultados de tratamento, mesmo que o próprio paciente tenha autorizado. A exceção será em trabalhos e eventos científicos, mas mesmo assim quando for imprescindível e sempre com a devida autorização.

- Agora estamos dando um detalhamento da proibição da divulgação prejudicial. Toda vez que se fala de causa e efeito e são mostradas fotos como ‘antes e depois’, a sociedade vai atrás. Porém, os organismos respondem de forma muita diferente ao tratamento. E expôr a técnica para um leigo não ajuda na solução do seu problema. Isso permite que haja a falsa expectativa do paciente - diz o relator da resolução.

As novas regras também tratam sobre os documentos médicos. Agora, atestados, fichas, boletins, receituários e solicitações devem conter, além do nome do profissional responsável, especialidade, número de registro no Conselho Regional de Medicina, o número do Registro de Qualificação de Especialista (RQE).

Outras proibições aos médicos são: conceder entrevistas para autopromoção, aferição de lucro ou busca de clientela; permitir que seu nome seja inscrito em concursos ou premiações de caráter promocional que elejam “médico do ano”, “profissional destaque” ou títulos do gênero; anunciar o uso de método ou técnica não aceito pela comunidade científica; garantir, prometer ou insinuar bons resultados nos tratamentos oferecidos e oferecer serviços por meio de consórcio.

demo template blog and download free blogger template feature like magazine style, ads ready and seo friendly template blog
DheTemplate is galleries new free blogger template with a good design and layout include feature ready added for your blog. DheTemplate.com - NEW FREE BLOGGER TEMPLATE EVERYDAY !!

0 comentários:

Postar um comentário

Xeretando, heim?
Ótimo. Seja sempre bem vindo e volte sempre, inclusive para ler o que respondi, aqui mesmo.