Com mais de 30 dias para implementar novas regras para os SACs (serviços de atendimento ao consumidor), mais da metade das empresas ainda não se adaptou às mudanças exigidas. O presidente do IBRC (Instituto Brasileiro de Relações com o Cliente), Alexandre Diogo, defendeu hoje (7/1) que medidas punitivas, como multas, devem ser tomadas pelos Procons. O instituto realizou uma pesquisa sobre a adequação dos call centers.
“Já houve tempo suficiente para as empresas entrarem em conformidade com o decreto, mas muitas continuam agindo como antes. É como a educação de um filho: primeiro educamos, e se não surtir efeito precisamos tomar medidas mais rígidas”, comparou Diogo.
De acordo com o Ministério da Justiça, o Decreto 6.523 foi assinado no dia 31 de julho de 2008 e, a partir desta data, as empresas tiveram 120 dias para se adaptar. As novas regras passaram a vigorar a partir de 1º de dezembro de 2008. A multa prevista para o não cumprimento das novas regras fica entre R$ 200 mil e R$ 3 milhões.
A Cliente Surpresa, pesquisa realizada pelo IBRC entre os dias 31 dezembro e 3 de janeiro, mostrou que menos de 50% das empresas se adequaram às novas exigências. O instituto entrou em contato com o SAC de 63 empresas de nove setores para fazer uma suposta reclamação. Das empresas analisadas, apenas 30 foram aprovadas. [...]
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Xeretando, heim?
Ótimo. Seja sempre bem vindo e volte sempre, inclusive para ler o que respondi, aqui mesmo.