Subcribe And Share :

Twitter icon facebook icon Digg icon Technorati icon facebook icon Delicious icon More share social bookmark service

quinta-feira, 16 de julho de 2009

Atendimento 'home care' também para criança

O Estado de Mato Grosso deverá arcar com as despesas do tratamento de uma criança pelo sistema home care pelo tempo que for necessário, em decorrência do risco de morte. O menor foi vítima de malformação congênita cerebral e faz uso de inúmeros medicamentos. A decisão é da Terceira Câmara Cível do Tribunal de Justiça de Mato Grosso que entendeu ser dever do Estado arcar com as despesas do tratamento. A decisão apenas desobrigou o Estado a pagar as despesas com aluguel de imóvel para amparar o sistema de home care.

De acordo com os autos, o paciente constantemente desenvolvia quadros de pneumonia e convulsões, e, por isso, seria necessário o uso de ventilação mecânica, para evitar parada respiratória. O Estado impetrou com o agravo sustentando que a implantação seria de alto custo e a residência dele não teria condições de suportar o aparato necessário. Argumentou que não teria o dever de alugar um imóvel para instalação do sistema de tratamento domiciliar (home care) e que a medida violaria o princípio da igualdade.

O relator do recurso, desembargador Evandro Stábile, esclareceu que é inquestionável o quadro grave apresentado pelo menor tornando necessário o tratamento através do sistema home care, tal como determinado pela decisão recorrida, devendo o Estado arcar com o pagamento das despesas. Contudo, ele explicou que o atendimento dever ser no próprio Lar da Criança, onde o menor está abrigado com os pais, pois o dever de prestar saúde a todos os cidadãos, não se confunde com a obrigação do ente estatal em formular as políticas destinadas às pessoas carentes, tais como a inserção no mercado de trabalho e o fornecimento da casa própria.

O entendimento do magistrado foi acompanhado pelo desembargador Juracy Persiani (primeiro vogal) e pelo juiz substituto de Segundo Grau Antonio Horácio da Silva Neto (segundo vogal).


Agravo de Instrumento nº 26892/2009...

demo template blog and download free blogger template feature like magazine style, ads ready and seo friendly template blog
DheTemplate is galleries new free blogger template with a good design and layout include feature ready added for your blog. DheTemplate.com - NEW FREE BLOGGER TEMPLATE EVERYDAY !!

1 comentários:

Unknown disse...

Definir o que é uma home care é tarefa árdua, envolve muitos assuntos, cuidadores, cuidados, doentes, famílias, o tema é amplo e cresce em conteúdo. A internet ajuda muito nesse construção conceitual do que é uma home care...

Home Care – Cuidados e Cuidadores, doentes e familia, empresas e profissionais

É aquele que recebeu formação especial para trabalhar como cuidador e pode se empregar como um assalariado, na moradia de uma pessoa idosa, numa instituição de longa permanência para idosos (ILPI) ou em outros serviços para pessoas idosas.

Cuidador de Idosos | O cuidador da pessoa idosa: formação e responsabilidades

Postar um comentário

Xeretando, heim?
Ótimo. Seja sempre bem vindo e volte sempre, inclusive para ler o que respondi, aqui mesmo.