Subcribe And Share :

Twitter icon facebook icon Digg icon Technorati icon facebook icon Delicious icon More share social bookmark service

sexta-feira, 2 de outubro de 2009

Tragédia

O Instituto Geral de Perícias de Santa Catarina divulgou ontem (1º) as primeiras conclusões sobre a morte da menina encontrada morta dentro de um micro-ondas em São José, na Grande Florianópolis, em 13 setembro. Os peritos concluíram que Terezinha Aparecida dos Santos, de sete anos, cabia no aparelho doméstico, o que reforça a suspeita dos investigadores de que a morte teria sido um acidente.
O micro-ondas estava inutilizado para uso como eletrodoméstico e era usado pela criança e suas irmãs para brincadeiras em uma casa de bonecas.
O delegado Rodolfo Cabral aguardava o laudo pericial para finalizar o inquérito, que deve ser entregue à Justiça na próxima semana. Segundo ele, a perícia já indicou que a morte da criança foi uma fatalidade.
O micro-ondas obsoleto estava fora de uso. A polícia imagina que a menina tenha experimentado ver se cabia dentro do aparelho e a porta tenha se fechado. Como se sabe, as portas desses eletrodomésticos só podem ser abertas com o acionar de uma tecla existente pelo lado de fora.
Na ocasião, a criança estava desacompanhada das irmãs (tinham ido ao colégio) de outras amiguinhas - e brincava sozinha.
Segundo o laudo, não houve agressão física e o estudo social feito sobre a família e depoimentos de vizinhos apontaram para a hipótese de um acidente.
Como o corpo havia sido retirado do micro-ondas pelos familiares antes da chegada da equipe de peritos, a polícia precisou da comprovação técnica para confirmar que a menina caberia dentro do equipamento.
O delegado adiantou que não vai indiciar os pais da criança. O laudo pericial comprovou que o micro-ondas é um modelo antigo, com "um volume maior" do que os convencionais. A menina tinha 1m10 de altura e aparentemente fez um exercício de contorcionista para se acomodar.
As irmãs de Terezinha ainda devem ser ouvidas pela polícia, com a ajuda de psicólogos. Os peritos do IGP devem finalizar o laudo sobre o caso até a próxima quarta-feira.
Simulação com a participação de outra criança
Para descobrir se a menina caberia dentro do micro-ondas, peritos do Instituto de Criminalística fizeram três simulações. Na primeira, usaram um boneco que simula o corpo de uma criança, cedido pelo Corpo de Bombeiros.
Eles tentaram colocá-lo dentro de uma caixa, com as proporções do micro-ondas, mas a inexistência de articulações  impediram a simulação.
Os especialistas também tentaram recriar a ação com um software de computação gráfica, sem sucesso.
A reprodução do acidente só foi possível com a participação de uma criança com o porte físico semelhante ao da vítima e uma caixa de papelão com as medidas do eletrodoméstico.
"Concluímos que a criança cabe dentro do aparelho e, dependendo da posição, poderia até ocupar apenas metade do volume do compartimento interno do micro-ondas" explica André Farias, gerente do Instituto de Criminalística. O laudo apontou a asfixia como causa da morte.
Como foi a tragédia
No dia da morte, Terezinha desapareceu às 10h. A mãe estava em lides de agricultura e só percebeu o sumiço quando chamou a menina para tomar banho, pouco antes da hora do almoço. Procurou na vizinhança e nada de informações.
O corpo foi encontrado por volta das 14h no micro-ondas que estava na casa de bonecas no pátio. A residência da família fica em um sítio no Morro do Alemão, Bairro Potecas, em São José.

By: E.V.

demo template blog and download free blogger template feature like magazine style, ads ready and seo friendly template blog
DheTemplate is galleries new free blogger template with a good design and layout include feature ready added for your blog. DheTemplate.com - NEW FREE BLOGGER TEMPLATE EVERYDAY !!

3 comentários:

Carlos: disse...

Nossa isso que uma desgraça mesmo....fiquei com medo das coisas velhas que guardo em casa....

Newdelia disse...

Oiêee, Carlos!
Obrigada pela visita. Vc andava sumido.
De fato, uma tragédia que a gente sequer tem coragem de se colocar no lugar dos pais. Muito triste.
Beijos

Decal Stickers disse...

its really very good article. thanks for sharing this. its so helpful for us.

Postar um comentário

Xeretando, heim?
Ótimo. Seja sempre bem vindo e volte sempre, inclusive para ler o que respondi, aqui mesmo.