Subcribe And Share :

Twitter icon facebook icon Digg icon Technorati icon facebook icon Delicious icon More share social bookmark service

segunda-feira, 31 de maio de 2010

Empresas proibidas de submeter empregados a teste de HIV

O ministro do Trabalho, Carlos Lupi, baixou portaria nesta segunda-feira que proíbe empresas de exigirem exame de HIV no momento da admissão de empregados e em outras situações. Este é o exame que detecta se a pessoa está contaminada com o vírus da Aids. "Não será permitida, de forma direta ou indireta, nos exames médicos por ocasião da admissão, mudança de função, avaliação periódica, retorno, demissão ou outros ligados à relação de emprego, a testagem do trabalhador quanto ao HIV", diz a portaria.

Carlos Lupi citou cinco convenções, leis e até o polêmico 3º Programa Nacional de Direitos Humanos para basear sua decisão. O ministro recorreu a uma Convenção da Organização Internacional do Trabalho (OIT), de 1968, que "proíbe todo tipo de discriminação no emprego ou profissão"; citou também uma lei brasileira de 1995, que "proíbe a adoção de qualquer prática discriminatória e limitativa para efeito de acesso à relação de emprego ou a sua manutenção"; e até a uma portaria interministerial, de 1992, que proíbe no âmbito do serviço público federal a exigência de teste para detecção do vírus HIV nos exames pré-admissionais e nos exames periódicos de saúde".

A portaria de Lupi não proíbe que campanhas de prevenção de saúde estimulem os trabalhadores a conhecer seu estado sorológico quanto ao HIV por meio de orientações e exames comprovadamente voluntários, porém "sem vínculo com a relação de trabalho e sempre resguardada a privacidade quanto ao conhecimento dos resultados". Entidades não governamentais denunciam essa exigência feita por empresas.

demo template blog and download free blogger template feature like magazine style, ads ready and seo friendly template blog
DheTemplate is galleries new free blogger template with a good design and layout include feature ready added for your blog. DheTemplate.com - NEW FREE BLOGGER TEMPLATE EVERYDAY !!

0 comentários:

Postar um comentário

Xeretando, heim?
Ótimo. Seja sempre bem vindo e volte sempre, inclusive para ler o que respondi, aqui mesmo.